Av. Conde De Assumar - Nº 116 - Parque dos Bandeirantes - Tiradentes-MG - Fone: (32) 3355.2161 / Coordenadas GPS: S 21º 07’ 43,3’’ - W 44º 10’06,9’’
|
Roteiro Turístico Religioso de Tiradentes
Suas Igrejas são museus a céu aberto.
Bosque e Poço da Matriz
O famoso Chafariz de São José de Botas não era o único reservatório de água da cidade de Tiradentes. Localizado atrás da Matriz de Santo Antônio, o Poço da Matriz também era utilizado na coleta de água e foi restaurado em 1992 pela Sociedade dos Amigos de Tiradentes. Dica: trata-se de uma construção comum, em local sem clara sinalização de acesso. Caso o visitante se interesse em conhecer o local, pode ser útil pedir orientações a moradores sobre como chegar ao Poço. Fonte das Informações: Tiradentes Virtual
Capela Bom Jesus da Pobreza
O largo das forras, esta a capela de Bom Jesus Agonizante, também conhecida por Bom Jesus da Pobreza, chama atenção por sua simplicidade. Sua construção datada aproximadamente da segunda metade do século XVIII, traz uma espécie de sineira na parte lateral da fachada. Sua fachada atual é de 1810, com planta de Antônio Francisco Lisboa; o Aleijadinho.No adro, um original relógio de sol esculpido por Leandro Gonçalves Chaves. Dali, uma das mais belas vistas de São José. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Capela de Santo Antônio da Canjica
Apenas uma parede restou da primitiva Capela, que remonta aos primeiros anos do século XVIII. Reconstruída pela comunidade, abriga as imagens de Santo Antônio, São João de Deus e Nossa Senhora da Conceição, remanescentes do antigo templo. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Capela São Francisco de Paula
Do gramado em frente à Capela de São Francisco de Paula é possível ter uma das vistas mais bonitas da cidade de Tiradentes. Pode-se avistar, no alto, a imponente Matriz de Santo Antônio e a charmosa arquitetura do centro histórico. Existe, nesse mesmo gramado, um cruzeiro datado de 1718, ano em que o então arraial de São José foi elevado à categoria de vila. A fachada simples também é um dos destaques do local, que fica bem próximo à rodoviária. Dica: não deixe de aproveitar a vista privilegiada da capela para tirar belas fotos ou fazer filmagens. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Uma visita atenta à Igreja Nossa Senhora do Rosário reserva muitas surpresas aos visitantes de Tiradentes. Trata-se de uma das igrejas mais antigas da cidade, com data de construção de 1708. Nossa Senhora do Rosário era adorada pelos escravos e eram justamente eles que frequentavam o local. O único branco a entrar na igreja era o padre, durante a realização das missas. A igreja possui ouro no seu interior, assim como a Matriz de Santo Antônio (destinada aos proprietários de terra e de escravos), mas isso era mantido em segredo pelos frequentadores. Como isso era possível? A porta frontal da construção ficava constantemente fechada e os negros entravam somente por uma porta lateral, de onde não era possível visualizar o ouro contido dentro da igreja. Outro ponto interessante é que o interior da igreja possui símbolos da religião católica e também das religiões africanas, principalmente do candomblé, fruto do contato com diversos credos vivenciados pelos escravos. Você conhece o Santo Elesbão? Saiba que a imagem dele é uma das principais atrações da igreja Nossa Senhora do Rosário. Fiéis pedem ajuda ao santo para a compra da casa própria e retornam à igreja para agradecer e deixar pequenas casinhas próximas à imagem do santo, como prova da graça alcançada. Elesbão foi um rei negro, cristão fervoroso, que viveu na Etiópia no século VI. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Igreja de São João Evangelista
No Altar-mor está enterrado o ilustre Tiradentino, compositor de músicas sacras, Manoel Dias de Oliveira. Seu interior apresenta estilos rococós, construídos pelos homens mulatos. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Igreja Nossa Sra. das Mercês
Construída na segunda metade do século XVIII, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês é representante do estilo rococó, que exibe pinturas, esculturas e adornos visualmente menos intensos do que as obras barrocas. A igreja é aberta à visitação gratuita e está localizada no Largo das Mercês, perto do Largo das Forras, no centro histórico de Tiradentes. Missas são realizadas nas manhãs de domingo, a partir das 8 horas. O interior da igreja possui bela e dourada capela-mor, além de pinturas raras, com representações de santos e também de anjos que glorificam Nossa Senhora das Mercês. A arte dos forros, no interior da construção, é atribuída ao artista mulato Manoel Victor de Jesus, brasileiro que realizou trabalhos em vários monumentos religiosos na região de Tiradentes e São João del Rei, em fins do século XVIII e no início do século XIX. A fachada também chama a atenção pela presença de um único sino. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Matriz de Santo Antônio
Imagine um obra de arte com 482 kg de ouro. Pense no tempo e nos recursos necessários para produzir algo desse tipo. Estamos falando da Matriz de Santo Antônio, construção datada do século XVIII e uma das principais atrações turísticas de Tiradentes. Situada em um dos locais mais elevados da cidade, a igreja pode ser vista de quase todos os pontos, como uma espécie de lembrete para indicar a posição de destaque da religião, sobretudo no período colonial. Além da grandiosidade da construção, o visitante poderá identificar vários aspectos que fazem da visita à Matriz uma experiência imperdível. A começar pelo exterior, o antigo relógio de sol apresenta uma particularidade conhecida por poucos. Ele possui duas faces para indicar o horário de acordo com a posição do Sol: uma durante o inverno e outra no verão. Desenhada por Aleijadinho, a fachada da igreja também chama a atenção de quem passa pelo local, com destaque para as belas torres. O interior fascina pela riqueza de detalhes em dourado, sobretudo na capela-mor e nos seis altares, que apresentam esculturas impressionantes. O imponente órgão, construído em Portugal entre 1785 e 1788, é outra atração da Matriz. O instrumento foi restaurado entre 2005 e 2008. Nas noites de sexta-feira, a Matriz de Santo Antônio apresenta um belo evento musical denominado “Concertos ao Órgão”, que pode ser acompanhado por visitantes da cidade, mediante compra de ingressos (no local). Se possível, o turista deve conhecer também a Capela dos Sete Passos, que está dentro da Matriz, porém fica aberta somente durante as missas. Trata-se de um pequeno espaço em que os sete passos de Jesus antes da crucificação são retratados através de lindas esculturas. A visita à Matriz de Santo Antônio reserva muitas surpresas e obras de arte em um espaço que é um dos símbolos de Tiradentes. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualImagem 360 grausInstruções de Uso: Para visualizar o ambiente em 360 graus utilize os botões logo acima ou clique com o mouse dentro da imagem e arraste. Para ver a imagem com mais detalhes, utilize a função "Tela Cheia" Confira imagens desta atração:
Passinho
No centro histórico de Tiradentes existem pequenas capelas, denominadas "Passinho". Ao todo são sete, contendo as passagens de Cristo. Os festejos da Semana Santa na cidade normalmente utilizam estas capelas, alguns decorados com grandes obras de arte. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
Santuário Santíssima Trindade
O Santuário é, em geral, um ponto turístico pouco explorado pelos visitantes, à exceção do Jubileu da Santíssima Trindade, que ocorre em junho e atrai romeiros de todo o Brasil. Durante o Jubileu, Tiradentes fica cheia de fiéis em uma festa que movimenta toda a cidade, com atividades durante vários dias. Para chegar à igreja, os turistas passam por uma rua de casas construídas recentemente, em sua maioria, mas que possuem a arquitetura típica do centro histórico da cidade. A partir da praça que fica em frente ao Santuário é possível ter uma excelente vista da Serra de São José. Fonte das Informações: Tiradentes VirtualConfira imagens desta atração:
|
|
|
|